AQUELE QUE VIVE DE SONHOS

AQUELE QUE VIVE DE SONHOS, É FELIZ E HONRADO!
Nossa cidade merece sorrir!
Através deste blog você fica conhecendo minhas idéias, meu trabalho e interage comigo, contribuindo para o meu crescimento pessoal e profissional! Sinta-se à vontade para comentar!Grato!
‎"Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador."

Este Blog dedica-se à política na esfera municipal em qualquer parte do país. Logo, casos de corrupção em nível estadual e federal estão disponíveis apenas no meu Facebook. Raramente trato deles aqui.
Me adicione no Facebook: Aldeir Félix Honorato
Siga-me no Twitter: @AldeirFHonorato

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Paraíba do Sul daqui a 10 anos se nada for feito - A QUESTÃO DO PLANEJAMENTO URBANO

UM CENÁRIO IMPROVÁVEL? TALVEZ? MAS POSSÍVEL
Espero ler este texto daqui a 10 anos e descobrir que estava errado e que minha preocupação era exagerada.
PS EM 2021
Não quero ser sensacionalista nem apocalíptico
Faça seu julgamento se há algum sentido nestas palavras

Depois de muito tempo fora, um sulparaibano resolve voltar à sua querida cidade natal!
Qual não é a sua desagradável surpresa!
O filho, que não sabia  lhe pergunta:

- Pai, que lugar feio é esse? É a baixada fluminense?
- Não meu filho. É a periferia de Três Rios. Mas independente. Trata-se de Paraíba do Sul.
Veja!


Sem planejamento urbano, cumprimento e aprimoramento do Plano Diretor e com uma Gestão totalmente autoritária e arbitrária, sem envolver a população através de um Orçamento Público Participativo, nem mesmo consultá-la, Paraíba do Sul (PS) foi crescendo, porém sem se desenvolver.
Não que sua economia fosse pujante, com indústrias no seu Parque Industrial, uma Agropecuária de ponta e de exportação, um setor turístico aquecido com seu belo estilo arquitetônico colonial.
Trata-se apenas de crescimento demográfico por pessoas que aqui vem dormir para trabalhar em Três Rios (TR).
Como elas não tem condições financeiras para pagar os elevados aluguéis de TR, nem comprar terrenos e construir casas, não lhes restou alternativa, a não ser morar numa cidade vizinha. Parte foi para Levy, outra veio para PS.
Mas aí você me pergunta: Mas não surgiram favelas ou bairros pobres em TR que elas pudessem se alojar?
    Sim, havia. Mas prefeitos com a mentalidade de Vinícius Farah o sucederam. Aprimoraram o Plano Diretor, chamaram a população para dialogar, fizeram audiências públicas, ouviram até mesmo a oposição. Não deixaram os políticos atrapalharem o trabalho dos técnicos.
         Investiram pesado na sua Secretaria de Bem-Estar Social, com uma visão de Promoção Social, muito acima do Assistencialismo barato.
   O Sistema Municipal de Ensino foi complementado com Centros Vocacionais Tecnológicos, FAETEC, outros cursos técnicos e Faculdades.
         A Secretaria de Obras contou com Secretários preparados e ousados, que com garra não esperavam sentados as ordens do Prefeito. Levaram aos Prefeitos projetos de infra-estrutura que reduziram os déficits de equipamentos urbanos a níveis aceitáveis.
       Já PS passou por um processo de favelização pela falta de fiscalização e planejamento urbano e passou a enfrentar problemas de enchentes e alagamentos em outros bairros da cidade. Enquanto isso, TR não permitia NENHUM loteamento irregular.
Blog do Marcinho

esta foto é ilustrativa

Blog Juventude Ativa

     PS, por sua vez, se tornou violenta. Sem compartilhar sua responsabilidade pela Segurança Pública com a Polícia e a população, e sem os investimentos em Projetos Sociais, a criminalidade saiu de TR e veio parar em PS. A Polícia sofre, porque lida com a ponta do Iceberg. Ela lida com sujeitos que já sofreram desvio de conduta porque lhes foi negado oportunidades de um futuro digno e uma vida respeitada.
        Por fim, o turismo em TR aumentou, a vida noturna ganhou colorido novo.
        Por outro lado, PS não cuidou de sua zona rural. Desmatamentos ilegais acabaram com boa parte da Mata Atlântica, nascentes morreram.


A Praça símbolo foi remodelada em um perfil arquitetônico futurístico.
Veja Linha do Tempo


       A Maria Fumaça, depois de um último suspiro, encerrou suas atividades, apodrecendo uma parte no tempo, outra vendida ao ferro velho e outra posta em um Museu.


O Parque Salutaris se tornou algo pouco atrativo, até porque suas nascentes praticamente secaram.
        Restou apenas um cenário nada atraente ao visitante, um ambiente social de pessimismo e um sentimento de derrota.
        Agora, as pessoas na cidade comentavam o mais inovador projeto: Como Tornar PS uma Cidade Dormitório Agradável! Outros mais radicais levantavam um movimento: "Queremos PS Distrito de TR".

Por fim arrematavam:
Região Serrana sofreu a maior catástrofe do Brasil! Já em PS: A única catástrofe por aqui é a incompetência de quem governa.

Nenhum comentário: