AQUELE QUE VIVE DE SONHOS

AQUELE QUE VIVE DE SONHOS, É FELIZ E HONRADO!
Nossa cidade merece sorrir!
Através deste blog você fica conhecendo minhas idéias, meu trabalho e interage comigo, contribuindo para o meu crescimento pessoal e profissional! Sinta-se à vontade para comentar!Grato!
‎"Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador."

Este Blog dedica-se à política na esfera municipal em qualquer parte do país. Logo, casos de corrupção em nível estadual e federal estão disponíveis apenas no meu Facebook. Raramente trato deles aqui.
Me adicione no Facebook: Aldeir Félix Honorato
Siga-me no Twitter: @AldeirFHonorato

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

POLÍTICA É PARA GENTE GRANDE

Companheiros leitores, sabemos que a Política requer vocação, conhecimento, liderança, paciência, gentileza, humildade, respeito, altruísmo, honestidade e compromisso, dentre tantas outras características de um bom líder político.
Um político deve saber mais ouvir do que falar; e olha que político tem que falar bastante!
Naturalmente, ninguém possui todas as características, competências e habilidades essenciais e necessárias, bem como elas não se encontram igualmente desenvolvidas em cada indivíduo.

Diante de fatos bizarros a que tive acesso, venho aqui fazer algumas observações sobre personalidades públicas. Por razões óbvias, respeitando o decoro, entrego ao (e)leitor o cargo de "vestir a carapuça" nas pessoas certas.

Quem queira fazer parte da vida pública deve estar ciente de que receberá críticas, algumas justas, outras nem sempre; umas verdadeiras, aqueloutras caluniosas, injuriosas e difamatórias. Isso faz parte do processo democrático, em que a disputa pelo poder polariza o debate, tornando não só as ideias atacáveis, mas principalmente as pessoas que esposam esta ou aquela legenda.

Infelizmente, há gente que almeja ser prefeito que não possui a devida maturidade para tal cargo. Diante de críticas ao seu modo de fazer política, a pessoa se descontrola, grita, berra, faz escândalo, "arruma barraco" e assusta as pessoas, a semelhança de uma criança pirracenta. Se um sujeito já fica assim agora, imagina quando chegarem as eleições! E como se portará diante da oposição e da imprensa num eventual governo?

Um político, para ser bem sucedido no longo prazo, e não ter apenas seus "15 minutos de fama", deve buscar ser amado e respeitado, não temido e interessado. Felizmente, a população já está crescida o bastante cultural e experimentalmente, se me permite assim expressar, para afastar da vida pública indivíduos que "bestializam" o povo. Embora ainda atingindo cargos no legislativo pela compra descarada de votos, os mesmos dificilmente atingirão uma vaga no executivo.

Uma pessoa que se sinta lesada em sua moral, tem o total direito de requerer danos morais, mas extrapolar isso para o campo pessoal revela infantilidade. Lembro-me de casos em que candidatos eram tidos como homossexuais (como se isso fosse um problema e impedimento para um cargo público) sem o serem, em uma manifestação tipicamente homofóbica. Outros serem chamados de macumbeiros (pelas mesmas razões anteriores) para tirar votos de cristãos. Alguns eram acusados até mesmo de pedófilos, sem qualquer tipo de prova, através do anonimato e em clara expressão mal intencionada, visto por vezes conhecer a conduta ilibada do acusado.

A eleições em Paraíba do Sul tem sido uma coleção de baixarias dos sujos falando dos mal lavados; dos corruptos tentando manchar a reputação de pessoas sérias que ameaçavam seus postos; dos burros e preguiçosos copiando Planos de Governo de candidatos concorrentes.
Como em uma postagem antiga minha, um "Verdadeiro Baile de Máscaras".

Que o próximo prefeito não seja um hipócrita, alguém de pavio curto e arrogante, nem uma criança mimada sedenta de status e querendo fazer da prefeitura seu brinquedo particular. Precisamos de gente séria, honesta e competente que vire a página envelhecida e "carcomida" pelo mal tempo da política velha.

Nenhum comentário: