AQUELE QUE VIVE DE SONHOS

AQUELE QUE VIVE DE SONHOS, É FELIZ E HONRADO!
Nossa cidade merece sorrir!
Através deste blog você fica conhecendo minhas idéias, meu trabalho e interage comigo, contribuindo para o meu crescimento pessoal e profissional! Sinta-se à vontade para comentar!Grato!
‎"Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador."

Este Blog dedica-se à política na esfera municipal em qualquer parte do país. Logo, casos de corrupção em nível estadual e federal estão disponíveis apenas no meu Facebook. Raramente trato deles aqui.
Me adicione no Facebook: Aldeir Félix Honorato
Siga-me no Twitter: @AldeirFHonorato

terça-feira, 16 de agosto de 2011

QUANDO A CORRUPÇÃO COMEÇA MUITO ANTES MESMO DAS ELEIÇÕES

ACESSO AOS PARTIDOS POLÍTICOS É LIMITADO À "PANELA" DA VELHA POLÍTICA

A corrupção começa antes da eleição na escolha dos candidatos.
Partidos trocam pessoas bem intencionadas, honestas e competentes por candidatos corruptos, corruptíveis, corruptores e manipuláveis.
Qualquer pessoa que tenha cérebro e coração é alijado do processo eleitoral, exceto se puder ser controlada por algum método e que se tenha a certeza de que não ganhará, mas contribuirá para eleger aqueles que já foram escolhidos para vencer a campanha.



NEGOCIATAS PARTIDÁRIAS: UM BANCO DE NEGÓCIOS

Um verdadeiro banquete político está em curso na nossa cidade.
A menos de 2 meses do fim do prazo das filiações para quem almeja concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores, presidentes de partidos negociam as condições de apoio.
Pretenso(a)s quase pré-candidato(a)s ao Executivo prometem mundos e fundos de campanha para aplicações nada nobres aos seus preferidos a ocupar a cadeira legislativa.

PARAÍBA DO SUL VIVE UM VERDADEIRO LEILÃO DE PARTIDOS POLÍTICOS

À semelhança de um Leilão, alguns presidentes oferecem "a quem dá mais" a legenda que controlam.
Sem escrúpulos, dizendo que faz parte do atual sistema eleitoral, disponibilizam 13 a 20 espaços de competição ao candidato majoritário que oferecer as "melhores condições".

PARTIDOS DE ALUGUEL

Interessante notar que não são apenas partidos pequenos que se prestam a este tipo de serviço, há também partidos maiores servindo de trampolim, ou seja, cedem votos para eleger candidatos de outras legendas!

ALIENAR PARA GOVERNAR

A estratégia é filiar sem explicar. Seja candidato, mas sem entender as regras. Você não precisa se preocupar com essas formalidades. Deixa com a gente. Os partidos, em sua maioria, querem quem possa oferecer voto, mas sem chances de se eleger e que ofereça condições de seus "prediletos" se elegerem às custas dos outros.
Ora, em Paraíba do Sul ninguém se elege por si mesmo, pois teria que atingir o coeficiente eleitoral de aproximadamente 2700 votos. Logo, precisa dos outros para se eleger. Ainda não existe uma personalidade pública que cative tantos eleitores assim.
Portanto, os "caciques" dos partidos precisam compor uma nominata com pessoas populares, embora inocentes e controláveis. Terão lá seus 200, 300 votos, mas não ganharão, porque o Partido ao qual fazem parte não lhes darão estrutura de campanha e financiarão o "cabeça" do grupo ou coligação, ou seja, aquele "macaco velho" versado em falcatruas eleitorais de compra de votos, que sairá na frente com seus 700 a 1200 votos, garantindo a 1ª ou 2ª melhor votação da sua coligação ou partido.

AUMENTO DO N° DE VEREADORES: UMA FACA DE 2 GUMES

Ao mesmo tempo em que o aumento do nº de vereadores beneficia quem quer se eleger de forma limpa, também favorece aos compradores de voto, que necessitam gastar menos para obter uma boa votação.

FISCALIZAÇÃO, DENÚNCIA E CONSCIÊNCIA

O que determinará qual dos 2 lados sairá em vantagem, dependerá dos 3 fatores acima, com destaque para o 3º.
FISCALIZAÇÃO: Realizada pelo TRE de Paraíba do Sul e pelos fiscais dos partidos durante o período eleitoral. O TRE, por mais competência e boa vontade que tenha, é limitado na sua capacidade fiscalizatória, não conseguindo abarcar todos o sistema corruptor de votos em curso ao longo dos anos no município.
Já os fiscais de partido, em sua maioria assumem figura decorativa e tomam conta só das urnas, não se envolvem na fiscalização da compra de votos, até porque há o risco do opositor eleitoral "jogar a merda no ventilador".
DENÚNCIA: Um misto de medo, falta de informação e "rabo preso" impede as pessoas denunciarem irregularidades e ilegalidades cometidas pelos candidatos, seja por temerem retaliações, por não saberem como fazer uma denúncia, inclusive de forma segura e anônima, ou porque o candidato é um parente, amigo (da onça) ou por dever um favor.
CONSCIÊNCIA: Principal fator que ainda falta em grande parte da massa alienada que não liga para a política e que vende mesmo. Se houvesse consciência na quase totalidade dos eleitores, os 2 primeiros seriam quase dispensáveis, pois o povo votaria certo independente de tudo que fosse feito  oferecido.

PROGRAMA DE GOVERNO É MERO ENFEITE

Propostas pé-no-chão, mas ousadas para o desenvolvimento integral do município são relegas ao último plano, pois o que interessa realmente é conquistar o poder a qualquer custo. Tudo o mais é acessório. Este é o nível de discussão da quase totalidade dos partidos hoje no município. Verifique por si mesmo se estou mentindo ou exagerando!

PV NA CONTRA-MÃO DA CORRUPÇÃO PRÉ-ELEITORAL

O PARTIDO VERDE DE PARAÍBA DO SUL, o qual eu presido, adotou uma postura totalmente diversa do que foi abordado neste texto.
Nossa missão é esclarecer e oportunizar a participação da população de forma democrática.
Para nós, a política é algo muito importante para ficar na mãos só dos políticos.

Ou a população reivindica seu espaço de poder, ou o poder ficará nas mãos de quem verdadeiramente não os representa.

Em breve, mais notícias sobre o PV para você!

2 comentários:

Carlos Leite disse...

Aldeir, mais uma vez, meus parabéns! Você conseguiu falar coisas importantíssimas. Na parte que me toca, ou seja da Justiça Eleitoral, agimos na medida de nossas forças e com os instrumentos que estão à nossa disposição, mas sempre dando um tratamento igualitário a todos os candidatos, coibindo, desde já, as propagandas extemporâneas, que já contam atualmente com 2 processos já arquivados e 1 em andamento. É comum ouvirmos que existe em nosso país a cultura da impunidade - é verdade -, mas cada um deve fazer a sua parte. O mais importante é você ter a certeza de que fez o melhor, que pelas suas ações e omissões, não prejudicou ninguém. " A cada um segundo as suas obras - Jesus". Um abraço.

Betosembraço disse...

Parabéns pelo artigo Aldeir!!Que você possa continuar fazendo mais artigos de qualidade como este e outras coisas mais !!!