AQUELE QUE VIVE DE SONHOS

AQUELE QUE VIVE DE SONHOS, É FELIZ E HONRADO!
Nossa cidade merece sorrir!
Através deste blog você fica conhecendo minhas idéias, meu trabalho e interage comigo, contribuindo para o meu crescimento pessoal e profissional! Sinta-se à vontade para comentar!Grato!
‎"Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador."

Este Blog dedica-se à política na esfera municipal em qualquer parte do país. Logo, casos de corrupção em nível estadual e federal estão disponíveis apenas no meu Facebook. Raramente trato deles aqui.
Me adicione no Facebook: Aldeir Félix Honorato
Siga-me no Twitter: @AldeirFHonorato

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sebrae aprimora gestão pública em Britânia (GO)

Gestores públicos participam de ações promovidas pelo Sebrae em Goiás e aproveitam conhecimento para criar projetos de infraestrutura para a cidade
José Antônio

Goiânia - O curso Excelência em Liderança (ELI), que integra a Fase III do Programa Empreendedor Rural (PER), promovido pelo Sebrae em Goiás, vai ajudar o município de Britânia (GO) a captar recursos junto ao governo federal. A opinião é da própria prefeita, Cleuza Assunção, após participar do PER e conhecer os projetos desenvolvidos. O plano desenvolvido por ela durante o curso vai captar recursos para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário local.
A prefeita estima que seu projeto apresse a captação de cerca de R$ 4 milhões junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), do governo federal, para a construção de 22.000m² de rede de esgoto em Britânia (distante 315km de Goiânia), que possui 5.509 habitantes (IBGE/2010).

Cleuza observa que Britânia figura entre os 19 municípios brasileiros pré-selecionados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que vão receber verbas para obras de construção e ampliação de sistemas de esgotamento sanitário. A prefeita lembra que o Projeto de Captação de Recursos estava em constituição, quando ela integrou o PER, fazendo, então, o curso Excelência em Liderança (ELI). “Foram quatro meses de curso. Aprendi a desenvolver o projeto”, explica.

Infraestrutura

Segundo Waldson Caetano, consultor do Sebrae em Goiás, Cleuza ampliou sua visão de gestora depois do curso de 82 horas, ministrado a cada 15 dias na cidade, desde o início deste ano. “Agora, a prefeita de Britânia tem sete projetos que devem beneficiar as áreas de infraestrutura, saúde, educação, assistência social, comércio e turismo local”, analisa Waldson.

Famílias Felizes
O ‘Projeto Direitos Básicos Garantidos – Famílias Felizes’, apresentado por Priscilla Alves, coordenadora de Assistência Social de Britânia, chama a atenção pelo reconhecimento da vulnerabilidade social que atinge 143 famílias do município, praticamente privadas de moradia, alimentos, vestuário, educação e serviços. “É difícil para uma gestora pública imaginar que uma cidade pequena e tão bela possa conviver com a miséria quase absoluta”, avalia Priscilla.
Para mudar essa realidade, a coordenadora aponta a necessidade de criação, na cidade, de um abrigo de alimentos, um bazar de roupas e um cadastro de emprego – ações previstas no Projeto.
Por outro lado, o ‘Projeto Hortas Comunitárias’ – também desenvolvido sob a supervisão do PER, pretende estimular a implantação de três hortas que atendam 300 famílias locais de baixa renda até o final de 2012. Segundo a diretora de Alimentação Escolar de Britânia, Lílian Beltrão, os alimentos produzidos vão atender os moradores, as unidades escolares e entidades filantrópicas. “Aproximadamente 20% da produção deverá ser cedida para a merenda escolar e para as creches, por exemplo”, anuncia Lílian.
O analista do Sebrae em Goiás, Nélson Bueno Barros, responsável pela realização do PER em Britânia, enalteceu a participação dos gestores públicos do município no curso ELI. Segundo Nélson, o Sebrae em Goiás já esteve em muitos lugares “onde o povo não queria tanto, mas, em Britânia, as pessoas demonstraram que querem muito adquirir conhecimento e orientação”. Para o analista, a ‘provocação’ do curso é umas das responsabilidades da entidade para com o desenvolvimento municipal, mas frisou: “O progresso não começa na instituição, e sim na pessoa”.
Serviço
Programa Empreendedor Rural (PER)
Curso Excelência em Liderança (ELI)
Sebrae – Regional Oeste/Noroeste: (64) 3601-2407
Rua Rio Verde, 285, Centro – São Luís de Montes Belos (GO)
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268
Central de Relacionamento Sebrae: 0800-570-0800
Oficina de Comunicação: (62) 3225-4899

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da agência. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3243-7851 ou 3243-7852, no horário das 10h às 19h.

FONTE: http://curti.ae/compartilhar.php?url=http://www.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?canal=40&cod=12360935%20&titulo=Sebrae%20aprimora%20gest%C3%A3o%20p%C3%BAblica%20em%20Brit%C3%A2nia%20(GO)&utm_source=Rev.%20Empresa%20-%20Sebrae&utm_medium=twitter

Nenhum comentário: